quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Stoner!

O chamado Stoner, Stoner Rock, Stoner Metal como se vê por aí pelas mais diversas denominações que lhe oferecem, é um estilo musical que conheço não há muito tempo, e pelo qual muito rapidamente me apaixonei.

Hoje em dia, quem sabe, a banda que mais gente conhece e que anda em redor desta vertente do Rock serão os QUEENS OF THE STONE AGE, mas a verdade e depois de pequena (2/4mins) rapidamente nos apercebemos que os QOTSA são já uma mescla de muita coisa que sim tem por base o Stoner, mas sobretudo porque os seus elementos vêm daqueles que eu chamo os pais do Stoner, os KYUSS (diria que os avós seriam os BLACK SABBATH).

Ora eu como leigo que também era em relação a isto, talvez não leigo, mas insuficientemente curioso, julgava que este estilo era muito exclusivo e muito escondido, mas tenho tentado descobrir algumas bandas que me escaparam, e reparo que muitas houve sobretudo na década de 90, e que quase todas elas têm uma grande facilidade de ao fim de 10 seg me deixarem logo a sorrir de olhos fechados! A verdade, e pelo que depreendo daquilo que pesquiso e esta pesquisa é feita sobretudo por revistas online e outras publicações, mas sobretudo pelo youtube, este estilo não foi muito popular, e por aquilo que dá a entender seria algo condenado até, pela sua "ligação" ao mundo das drogas...

Ora e depois de algumas dezenas de horas a ouvir, descobrir e redescobrir, apercebo-me que este é capaz de ser o estilo de Rock mais acessível a toda a gente, eu sei que existem bandas que o tocam a abrir (lindo!!), e outras que têm músicas muito compridas para chegar ao ouvinte comum, mas duvido que alguém possa dizer que não a todas estas partes arrastadonas e às experimentações deslumbrantes que o género de banda Stoner tem como característica...

Por um lado, ainda bem que isto não é muito comercial porque iria estragar-se, por outro, é pena que a malta não pesquise um pouco para perceber se o seu gosto, é SEU, ou se é imposto a si!

Nada disto foi tirado de textos já feitos, fui escrevendo conforme me apeteceu, a beber um branco fresco, e a ouvir uma melancólica e arrastadona dos OM que aqui coloco em baixo!
( O bonito é que tanto pode servir para maus momentos, essa melancolia, como para fechar os olhos e abanar o corpo, fingindo estar num deserto!)

Irei periodicamente colocar umas coisas das bandas que vou ouvindo!

http://www.youtube.com/watch?v=ZXEQCZg4Nns&feature=related

Sem comentários:

Enviar um comentário